Menu

Computex 2019 | ASUS apresenta primeira placa-mãe modular e com tela OLED

Conceito da Prime Utopia mostra um jeito diferente de montar computadores

Dentre as inúmeras novidades da Computex 2019, uma chamou a atenção. A ASUS levou para a feira um conceito de placa-mãe de nome ASUS Prime Utopia e que pode revolucionar o modo como montamos os computadores.

A empresa taiwanesa mostrou uma placa 100% funcional e totalmente modular. Uma das diferenças está nos slots de expansão, que ficam posicionadas na parte traseira da motherboard. Por exemplo a placa de vídeo pode ficar em um local dedicado a ela.

LEIA MAIS: E3 2019 | Square Enix apresentará game dos Vingadores

A mobo apresentada na Computex 2019 está instalada em um gabinente que oferece um painel de vidro e meio futurista, onde a placa fica em primeiro plano.

Na parte frontal da placa-mãe tem uma tela OLED touchscreen de 7 polegadas que exibe todas as informações de gerenciamento, tais como temperatura e clock de CPU e GPU, velocidade dos fans, entre outras informações. A tela pode ser removida pelo usuário. A Prime Utopia suporta 4 módulos de memória e tem 4 slots M.2.

Outro destaque fica por conta da parte traseira do painel, onde os cabos ficam conectados. Ao invés de um conjunto fixo de portas, a ASUS lançou o conceito de que essas conexões podem ser trocadas, permitindo adicionar placas de rede, portas USB e o que puder adicionar. Os módulos de regulagem de tensão (VRM) possuem refrigeração líquida.

E é claro que a iluminação RGB não poderia faltar. A carcaça reflete as cores de acordo com o ângulo de visão. A ASUS também mostrou um conceito chamado Hydra Cortex, que permite 4 fans sejam conectados em um mesmo header, e o gerenciamento pode ser feito de forma individual.

Não há previsão de quando a ASUS irá lançar esse conceito para o mercado mainstream. O que você achou da proposta da empresa? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Siga-nos