A CPSXP, primeiro e maior game park do interior de São Paulo, deve reunir mais de 15 mil fãs e profissionais de e-Sports e do universo gamer nos dias 4 e 5 de abril, em Campinas.
LEIA MAIS: Disney+ | Serviço anuncia meses de estreia de séries Marvel
Em uma área de 7 mil/m² do Expo D. Pedro, ocupada por uma arena e diversos espaços com games para o entretenimento do público, o evento vai oferecer diversão para todos e será ponto de encontro de empreendedores deste mercado, que fatura alto no Brasil.
“Campinas tem as condições mais propícias possíveis para a realização da CPSXP, com logística, espaço adequado, hotéis e público, por exemplo”, afirma o organizador Chuck Catani.
Antes que a CPSXP tomasse forma como projeto e evento, a agência Black Duck – que é a organizadora do evento -, monitorou o universo dos games durante um ano. No mercado da América Latina, o Brasil ocupa a primeira posição. A nível mundial, é o 13º colocado em vendas.
Em 2018, o setor movimentou 1,5 bilhão de dólares no País. A perspectiva para 2022, lembra Chuck Catani, é um crescimento de 5,3%, com faturamento de 1,75 bilhão de dólares.
A possibilidade de instalar o game park em Campinas foi cuidadosamente avaliada pela Black Duck.
“A região do interior, possui uma comunidade gamer muito abrangente. Na cidade de Campinas, existem pelo menos 24 equipes de e-Sports só universitárias, por exemplo. Além de contar com grandes empresas de tecnologia desenvolvedoras de games”, enumera Catani.
A proximidade com a Capital e a infraestrutura hoteleira, de transporte e tecnologia também foram consideradas pela equipe na escolha por Campinas.
“Isso sem falar que 17% do PIB do Estado de São Paulo vêm do município e que estamos no Vale do Silício Brasileiro”, diz Catani.
Outro fator estimulante, de acordo com o organizador é o fato de Campinas ter sido considerada a cidade mais inteligente e conectada do Brasil em 2019, segundo o ranking Connected Smart Cities.
Hands using video game controller, on the couch at home Old Vintage Arcade Video Games in an empty dark gaming room with blue light with glowing displays and beautiful retro design
Estrutura da CPSXP
Para um público estimado em 15 mil visitantes nos dois dias do evento, a CPSXP vai instalar duas arenas e outros locais para jogos, como LOL, FIFA, Fortnite e CSGO, nos 7 mil m2 do Expo D. Pedro.
No site do evento será possível inscrever equipes para participar dos campeonatos que terão premiação para os melhores colocados.
Na área de Arcades, o game park vai disponibilizar consoles e fliperamas antigos, além de jogos da atualidade em computadores, que poderão ser testados pelos visitantes.
Na Academia Gaming haverá painéis, palestras e bate-papos com executivos, produtores, designers, roteiristas e empreendedores do mercado de e-Sports.
Na área Cosplay, a CPSXP terá um espaço especial para os cosplayers se trocarem, fazerem e retocarem a maquiagem e se prepararem para o desfile.
Haverá concursos Cosplay infantil e adulto com direito a premiações para os 3 primeiros colocados como melhor cosplay ao final do evento.
No espaço Chef Player, terão diversas opções para se alimentar do almoço até o jantar. Os visitantes poderão encontrar da pizza ao hambúrguer, do veggie ao vegan, de fritas ao temaki, do sorvete ao churros, atendendo todos os gostos.
Ingressos
Os ingressos do 1º lote para o evento já estão à venda. O combo para os dois dias custa R$ 120,00. No site, é possível comprar ingressos separados para cada dia e também opções de meia entrada.
Informações: www.cpsxp.com.br
- 5 Dicas para subir de elo no LOL
- Conheça os 23 ganhadores do Brazil Game Awards 2020
- Coronavírus | Como realizar a limpeza do seu celular e notebook
- PlayStation | Just Dance sela parceria com console e integra novo bundle
- PlayStation 5 | Sony revela todas as informações do console