Menu

PlayStation 1 | 14 jogos que marcaram época no primeiro console da Sony

No fim de 1994, a Sony embarcou em uma aventura no que seria um caminho sem volta e lançou seu primeiro console, chamado PlayStation.

LEIA MAIS: esports | Fãs tem influência na família na compra de eletrônicos

O videogame chegou apostando em mídia em CD, gráficos 3D avançados para a época e o principal que culminou no sucesso do console: o apoio das produtoras de jogos.

O resultado foi um dos consoles dos mais variados tipos de jogos, desde séries clássicas a novas franquias, que estão na memória até hoje dos jogadores.

Logicamente é impossível listar todos os jogos que marcaram essa época. Por isso, listamos aqui os principais que fizeram você jogar por horas e esquecer da vida! Confere aí embaixo!

Castlevania: Symphony of the Night

Com gráficos primorosos para a época, trilha sonora de encantar e um castelo gigantesco para explorar, Castlevania: Symphony of the Night acrescentou elementos de RPG e e consolidou o termo “Metroidvania”.

Chrono Cross

Chrono Cross veio para ser um sucessor de Chrono Trigger. Com músicas caprichadas e belos gráficos, o RPG da Square Enix também apresentou um novo sistema de batalha e dezenas de personagens recrutáveis.

Crash Bandicoot

As aventuras do marsupial cheio de desafios e diversão ainda é lembrado pelos jogadores – e chegou a ganhar vários remakes na atual geração. Foi o primeiro trabalho da Naughty Dog, que anos depois apresentou Uncharted e The Last of Us e mudou a forma de se jogar um game.

GIRAFA: Smartphones com preços especiais até 30% OFF

Driver

Driver foi um dos primeiros jogos de mundo aberto a surgir no cenário dos games. Com cidades tridimensionais, você era um motorista, que precisava tirar habilitação para rasgar a cidade em perseguições emocionantes.

Dino Crisis

Uma das franquias mais populares e esquecidas pela Capcom completou 20 anos recentemente. Foi o jogo que introduziu o gênero do Panic Horror e era descrito como “Resident Evil com dinossauros”, onde o jogador sofria ameaça constante e o jogador ficava com frio na barriga o tempo todo.

Final Fantasy VII

Um dos três jogos mais famosos do PlayStation 1 e que consolidou o gênero JRPG no ocidente. Um enredo envolvente misturado com personagens carismáticos e combates desafiantes, Final Fantasy VII possuia também gráficos impressionantes para a época e um mundo enorme para explorar. O sucesso foi tamanho que abriu caminho para uma nova era de RPGs nos consoles.

AMAZON: Confira ofertas e opções de presentes para amigo secreto que cabem no bolso

Gran Turismo

Simuladores de corrida era uma realidade apenas para quem possuía um PC parrudo para a época. Aí a Polyphony Digital e a paixão de Kazunori Yamauchi por automobilismo decidiu quebrar paradigmas e trouxe Gran Turismo para o PlayStation, com uma variedade absurda de carros, pistas e competições e gráficos impressionantes, além de uma trilha sonora sensacional.

Mega Man X4

O novo jogo da Capcom para PlayStation 1 fez um tremendo sucesso, pois trouxe gráficos mais elaborados em relação a geração anterior e apresentou a possibilidade de jogar todo o game com o robô vermelho Zero. É considerado por muitos fãs da série como o melhor Mega Man da série X.

Metal Gear Solid

Jogo que popularizou o gênero stealth e o game designer Hideo Kojima, com muitas ideias, sejam elas inovadoras ou malucas. Com gráficos bem elaborados e uma jogabilidade única, junto com a inteligência de Kojima-san, o jogo se tornou ícone e é lembrado até hoje.

SUBMARINO: Seleção de eletrônicos com 10% OFF à vista

Resident Evil

Resident Evil pode ser considerado o pai do Survival Horror. Uma mansão infestada de zumbis e monstros e com quase nada de munição para abater todos eles, foi o início de uma das franquias mais queridoas do mundo dos games, assim como os protagonistas do jogo, como Albert Wesker, Chris Redfield e Jill Valentine. Recentemente o Resident Evil 2 ganhou um remake e o terceiro pode estar a caminho.

SUBMARINO: Seleção de eletrônicos com 10% OFF à vista

Silent Hill

Silent Hill foi um rival de peso para Resident Evil na época do PlayStation 1. O jogo da Konami apresentou jogabilidade refinada e elementos mais sombrios com um terror mais puxado para o psicológico. Silent Hill apresentou a cidade amaldiçoada e estabeleceu a base para sequências mais assustadoras.