Menu

PlayStation 5 | Sony confirma console para o fim de 2020

Nesta terça-feira (8), a Sony anunciou oficialmente que seu console da nova geração, chamado de PlayStation 5, será lançado no final de 2020.

LEIA MAIS: HyperX | Empresa vai apresentar sete lançamentos na BGS 2019

Quem anunciou foi o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, por meio do PlayStation Blog.

“Hoje tenho a honra em dizer que nosso console de nova geração será chamado PlayStation 5 e vamos lançá-lo no fim de 2020, nas Festas de Fim de Ano.”, escreveu.

“Isso pode não ser novidade para todos, mas queríamos confirmar a nossos fãs de PlayStation, enquanto começamos a revelar mais detalhes sobre nossa visão para a próxima geração.”

Além do anúncio no blog, a Sony também revelou mais informações em uma reportagem exclusiva para a revista Wired.

A principal novidade na reportagem fala sobre o novo controle do PS5, que não tem nome oficial, mas deve ser chamado de DualShock 5, segundo o arquiteto Mark Cerny.

O dispositivo contará com gatilhos adaptáveis, que ajudam na sensibilidade do toque, como por exemplo, puxar uma corda de arco, ou perceber a diferença entre um tiro de metralhadora e o de uma escopeta.

O controle também oferecerá um feedback háptico para o tato, que torna o a vibração mais refinada do que uma simples trepidação do rumble.

O autor do artigo Peter Rubin comentou a inovação do novo controle, ao comparar com o DualShock 4, em um teste de Gran Turismo Sport.

“Ao dirigir no limiar entre a pista e a brita, eu podia sentir as duas superfícies. Ao fazer a mesma coisa na mesma pista usando um DualShock 4 em um PS4, a sensação desaparecia completamente”, declarou.

“Não era que o antigo estilo de feedback por rumble se comparava mal, era que não havia feedback nenhum. Testes de usuários indicaram que o feedback por rumble era muito cansativo de sentir continuamente, então a versão de lançamento de GT Sport simplesmente não o utilizava.”

“Com o háptico, você sente verdadeiramente um alcance maior de feedback, então bater em uma parede com um carro de corrida tem uma sensação muito diferente de fazer um tackle em um campo de futebol americano”, disse.

“Você pode até sentir uma variedade de texturas enquanto corre por descampados ou marcha pela lama.”

Na matéria da Wired também confirma a máquina registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é o kit de desenvolvimento do PlayStation 5, como foi vazado na internet e como foi havia dito o artista Matthew Stott, da Codemasters.

Dev Kit do PlayStation 5 foi confirmado pela Sony
Dev Kit do PlayStation 5 foi confirmado pela Sony

Parceiros

Siga-nos