Menu

PlayStation 5 | Sony revela todas as informações do console

A Sony apresentou nesta quarta-feira (18) todas as especificações do PlayStation 5, próximo console da empresa japonesa. Em especificações, o PS5 terá um processador Zen 2 octacore de 3.5 Ghz, com clock variável, uma GPU AMD RDNA 2 com 36 Unidades Computacionais em uma frequência de até 2.23GHz, que terá 10.28 teraflops de poder gráfico.

LEIA MAIS: Resident Evil 3 | Demo gratuita chega na quinta-feira (19)

O PlayStation 5 também usará um boost clock, para jogos que necessitam de mais poder gráfico. O console terá 16GB GDDR6/256-bit e um armazenamento interno de 825GB com possibilidade de expansão via slot SSD. O PS5 também terá suporte a HD externo via porta USB.

Confira abaixo todas as especificações técnicas:

CPU: 8x Zen 2 em 3.5 Ghz (frequência variável)
GPU: 10.28 TFLOPs, 36 CUs (unidades de computação) em 2.23 GHz frequência variável)
RAM: 16 GB DDR6
Arquitetura da GPU: Custom RDNA 2
Largura de banda: 448GB/s
Armazenamento: 825GB SSD customizado
IO: 5.5GB/s (Raw), Typical 8-9GB/s (Compressed)
Armazenamento expansível: entrada para NVMe SSD e HDD via USB
Leitor de discos: 4K UHD Blu-ray Drive

Especificações técnicas

Segundo o engenheiro da Sony, Marky Cerny, a empresa optou por clocks maiores porque garantem resultados melhores em diversas funcionalidades da GPU, e que nem tudo se resume a Teraflops.

Cerny também disse que há uma estratégia para o PlayStation 5, como o consumo menor de energia, o que vai fazer com que esquente menos e faça menos barulho. Isso será combinado com os clocks variáveis e podem se adaptar às necessidades de renderização dos games.

A Sony não deu muitos detalhes sobre o Ray Tracing, mas que o PlayStation 5 terá suporte à tecnologia e será similar com a próxima geração de placas de vídeo da AMD e terá integração total à GPU.

Em resumo, será um bloco externo dedicado ao recurso, igual no Xbox Series X. Segundo Mark Cerny, será possível realizar Ray Tracing de alta qualidade com custo baixos.

O engenheiro da Sony revelou detalhes da tecnologia proprietária da Sony, o Tempest 3D Audio Tech, a nova tecnologia de áudio 3D do PlayStation 5. Cerny disse que o PS5 terá um processador dedicado para revolucionar o áudio em jogos.

Segundo foi revelado no vídeo publicado pela Sony, o Tempest 3D Audio Tech ultrapassa a capacidade de som 3D do PlayStation VR, que atualmente detecta 5 mil fontes de áudio. O algoritmo implantado no chip consegue calcular o som de onde vem, mas também se vem de uma área maior, o tamanho da onda e a propagação do som por meio do espaço em que se locomove.

Tirando essas informações técnicas, o PlayStation 5 não teve seu visual revelado e nem uma data de lançamento definida, mas que está previsto para chegar no fim de 2020.

Live Gaming

Facebook Gaming Game Vision