Menu

PS5 e Xbox Series X | Relatório vaza especificações dos consoles

A cada dia que passa, novas informações e rumores vão surgindo em torno do PS5 e Xbox Series X, consoles da próxima geração, que chega em dezembro de 2020.

LEIA MAIS: The Witcher 3 | Jogo atinge 94,601 de players ativos na Steam

O rumor da vez são as supostas especificações dos consoles, embora não oficial, incluindo a GPU (chip gráfico) e memória dos aparelhos.

PS5

Em um extenso relatório da Digital Foundry e publicado pela Eurogamer, o Playstation 5 terá uma GPU de 9,2 teraflops, algo absurdo, uma vez que o PlayStation 4 apresentou um valor máximo de 1,84 teraflops. (via IGN.com)

O PS5 também terá memória GDDR6, indêntica às placas Navi da série RX 5700 da AMD, se comparar com o mundo do PC.

O relatório da Digital Foundry aponta estas supostas especificações de GPU do PS5: 36 unidades de computação Navi a 2000MHz.

Para efeito de comparação, o PS4 Pro usa 36 unidades de computação GCN a 911MHz.

O relatório da DF também sugere que a GPU do PlayStation 5 pode alternar entre três modos, com possibilidade de retrocompatibilidade com os títulos do PS4 e PS4 Pro.

Xbox Series X

Em relação ao Xbox Series X, os dados são mais escassos, mas aponta coisas interessantes em torno do console da Microsoft.

O processador encontrado no relatório é chamado tecnicamente de “Arden”, porém, está incompleto.

Porém, o Digital Foundry descreve que que a suposta GPU do Xbox Series X como “francamente monstruoso, com sinais apontando para um possível pico de 12 teraflops.”

A especulação sobre os 12 teraflops em torno do Xbox Series X já circula há um tempo e isso pode influenciar diretamente no preço final do produto.

“Enquanto isso, as especificações do PlayStation 5 descritas nos pontos de vazamento apontam para um dispositivo com mais equilíbrio entre preço e desempenho”, escreve Richard Leadbetter, do DF.

“Supondo que estamos olhando para um GDDR6 de 16 GB não implausível e um SSD de 1 TB, este ainda é um dispositivo de aparência cara – mas empilhado contra a monstruosa Série X, ele obviamente tem mais chance de atingir o preço mágico de lançamento de US$ 399.”

É bom tratar todo esse conteúdo como algo não-oficial, ou em jargão de internet, um rumor.

Até porque Richard Leadbetter e o pessoal da Digital Foundry trabalha com informações supostamente vazadas.

Então é possível que esse caminho mude quando a Sony e Microsoft começarem a divulgar as especificações do PS5 e Xbox Series X.

Live Gaming

Facebook Gaming Game Vision