Menu

Relembre as 7 temporadas de Game of Thrones

Oitava e última temporada de GoT começa neste domingo (14)

Neste domingo (14) começa a oitava e última temporada de Game of Thrones, a maior série de todos os tempos. Baseado na série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo” de George R.R. Martin, a série produzida pela HBO fez reunir os amigos para assistir e debater juntos cada episódio durante dez anos.

LEIA MAIS: HBO vai abrir o sinal para todas as operadoras e streaming

Se você não se lembra dos acontecimentos das temporadas passadas ou está com preguiça de revê-las, não se preocupe! Abaixo falaremos os principais acontecimentos, batalhas, traições, de cada temporada. Confira!

Primeira temporada

É apresentado o continente de Westeros, que é dividido por sete reinos, comandados pelo rei Robert Baratheon. Com a morte do braço direito do Rei, Jon Arryn, Robert convida o amigo Ned Stark,  detentor das terras do norte, para ocupar o cargo.

Westeros tem uma muralha gigante de gelo para proteger os Sete Reinos de ameaças sobrenaturais, onde os personagens até então acreditam ser uma lenda. Os únicos que acreditam são os soldados da Patrulha da Noite, do qual são responsáveis pela guarda da muralha. Essa ameaça sobrenatural do outro lado da muralha é abordada desde o início da série.

Ned Stark e sua família são apresentados para o público, onde inclui a esposa e rainha Cersei Lannister, que tem caso com o irmão Jaime e teve um filho bastardo, Joffrey. Também é apresentado o irmão anão, Tyrion.  Com a morte do rei Baratheon e a execução de Ned Stark por suposta traição, a briga pelo trono tem início e história então começa para valer, recheado de desfechos inesperados.

Outra história é contada de forma paralela, onde mostram os herdeiros da família Targaryen, Daenerys e Viserys, que querem recuperar o prestígio do nome e também desejam ocupar o Trono de Ferro após seus antepassados serem derrotados pela família Stark. Há também a decisão de Jon Snow em se juntar com a Patrulha da Noite.

Segunda temporada

Com a “promoção” de Joffrey ao Trono de Ferro, Westeros vira uma bagunça só. Nas terras do norte, Rob Stark (filho mais velho de Ned) declara guerra e vai atrás de apoio para derrotar Joffrey, enquanto na casa Lannister, o anão Tyrion assume a posição de braço direito do Rei, o que gera uma série de conflitos internos em torno da Coroa.

Em paralelo a isso, Khal Drogo, líder de um grande exército de bárbaros, os Dothraki, se casa rapidamente com Daenerys Targaryen, mas acaba morrendo. Dany então começa a traçar um plano de conquistar o Trono de Ferro tendo como aliados três pequenos dragões, onde ganhou o apelido de Mãe dos Dragões.

Arya Stark – que viu o pai ser executado e fugiu no fim da primeira temporada – começa sua jornada de vingança. Também é mostrado a trajetória de Jon Snow para o outro lado da muralha, além de Melisandre, sacerdotisa de Stannis Baratheon.

O principal acontecimento da segunda temporada fica por conta da batalha de Blackwater entre Stannis Baratheon, irmão do rei falecido Robert, e a família Lannister, que saem vitoriosos do confronto.

Terceira temporada

Robb Stark, Stannis Baratheon, Joffrey Baratheon e Balon Greyjoy brigaram diretamente pelo Trono de Ferro. A proteção da muralha fica cada vez mais difícil e Daenerys segue com o objetivo de ocupar o trono, libertando milhares de pessoas na Baía dos Escravos, o que fez render seguidores e inimigos.

Também foi na terceira temporada que aconteceu um dos momentos mais marcantes da série, conhecido como “Casamento Vermelho”, que acabou na morte de Robb Stark, sua esposa grávida Talisa e sua mãe Catelyn Stark, ordem de Ramsay Bolton.

Com essas mortes, a casa Stark ficou em desvantagem pela tomada do Trono de Ferro, pois as terras do norte ficaram sob o comando de Ramsey Bolton, o novo Comandante Supremo do Norte.

No outro lado da Muralha, Jon Snow se passa por desertor da Patrulha do Norte e se junta aos Selvagens, onde havia concordado em fazer no fim da segunda temporada. Durante sua jornada, ele precisa escolher entre ficar com a selvagem Ygritte, por quem se apaixonou, ou voltar para o Castelo Negro.

Quarta Temporada

Após se casar com Margaery Tyrell, Joffrey Baratheon morre envenenado em sua festa de casamento, um plano tramado pela avó da noiva, Olenna Tyrell.

Por ordem de sucessão, quem assume o Trono de Ferro é Tommen Baratheon, irmão mais novo de Joffrey, que também é fruto de incesto entre Cersei e Jaime Lannister.

Cersei acusa Tyrion de matar seu filho Joffrey e isso causa uma série de intrigas na casa Lannister o que faz com que o anão seja sentenciado a morte, mas consegue fugir antes de ser executado, graças a ajuda de seu irmão Jaime.

Já pelos lados da Muralha, Jon Snow prevê um ataque dos Selvagens no Castelo Negro, o que acaba acontecendo. Apesar de estar em minoria, a Patrulha da Noite consegue vencê-los, graças ao aparecimento de Stannis Baratheon.

Daenerys Targaryen segue em busca de apoio para conquistar o Trono de Ferro. Seus três dragões começam a gerar problemas, pois eles matam pessoas e animais, o que acabam sendo acorrentados em um castelo conquistado por ela.

Quinta temporada

Com a batalha no Castelo Negro vencida pela Patrulha da Noite com a ajuda de Stannis e seu exército, Jon Snow se torna o Senhor Comandante da Patrulha e procura um meio de juntar seus homens com os Selvagens, para ter vantagem em derrotar os White Walkers.

Em Porto Real, Cersei e Margaery disputam a influência sobre o novo rei, Tommem. A ganância pelo poder faz Cersei se aliar aos Pardais, um grupo extremista de Westeros.

Também cego pelo poder de conquistar o Trono de Ferro, Stannis Baratheon ouve os conselhos de Melisandre e começa a tomar uma série de decisões absurdas.

Do outro lado, Tyrion e Jorah tentam encontrar a Daenerys, que teve que lidar com as ameaças da ordem secreta Filhos da Harpia, que tentou minar o poder da Mãe dos Dragões durante os episódios.

Arya Stark inicia um treinamento com Jagen H’ghar, com o objetivo de virar uma assassina sem rosto e encerrar sua jornada de vingança. Jon Snow é traído pela Patrulha da Noite e acaba morto.

Episode 2 “The House of Black and White”..Clarke, Emilia;Anderson, Jacob as Daenerys Targaryen;Grey Worm

Sexta temporada

Jon Snow é revivido por Melisandre e acaba descobrindo que ao invés de ser filho bastardo, ele é na verdade sobrinho de Ned Stark, fruto do relacionamento de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen, irmão mais velho de Daenerys.

Após o caso de incesto entre Cersei e Jaime ser descoberto pelos Pardais, ela é humilhada em público, mas acaba se vingando de vários inimigos, explodindo o Grand Septo de Baelor, incluindo Margaery Tyrell, o que faz com que Tommen cometa suicídio. Em consequência disso, Cersei se torna a nova rainha de Westeros.

Daenerys reúne seu exército em Essos e prepara sua chegada a Westeros, com a ajuda de Tyrion e Greyjoy.

Uma das batalhas mais épicas até o momento foi a aguardada Batalha dos Bastardos, onde Jon Snow, com a ajuda de Sansa Stark consegue recuperar as terras do norte e vinga os Stark do Casamento Vermelho, após aprisionar Ramsay Bolton e dar o devido tratamento que ele merecia. Destaque para a sequência de socos de Jon em Ramsay e depois a vingança de Sansa ao soltar os cães, que eram de Ramsay sobre ele, por tudo que ela sofreu na mão dele.

Sétima temporada

Daenerys chega a Westeros, ocupa o Castelo de Pedra do Dragão – que é da sua família – e inicia o plano de derrotar o exército de Cersei Lannister. Ao visitar o Castelo de Pedra a procura da obsidiana, um minério que é capaz de derrotar os White Walkers, Jon Snow encontra Danenerys pela primeira vez.

As irmãs Arya e Sansa Stark se reencontram nas terras do norte e precisam superar as disputas políticas para se manter unidas, com as disputas pelo trono de Westeros acontecendo o tempo todo.

Cersei entra em conflito Jaime enquanto tenta proteger seu exéxcito de Daenerys. A rainha louca finge um acordo com Snow e Daenerys para combater os White Walkers. Do outro da Muralha, o Rei da Noite mata o dragão Viserion e o transforma em um dragão zumbi.


Siga-nos