Menu

The Last Guardian, o que nos espera?

wMW6yVB

Fumito Ueda, grande criador de games do time da SONY

Fumito Ueda é uma figura certa a encabeçar o meu quarteto de ouro na lista de melhores criadores de games da história, junto da sua equipe TEAM ICO foram responsáveis por já chamados de clássicos Cult,  os aclamados Ico e Shadow of the Colossus.

 

O seu perfil é de um artista clássico que não tem pressa para entregar uma obra (não muito diferente de outros produtores japoneses) ele aparenta querer concluir com perfeição e atender a todas as expectativas dos seus exigentes fãs, seguidores árduos dos games já citados a cima.

A questão aqui é a seguinte, desta vez eles estão afirmando que o fantástico The Last Guardian chegará as prateleiras esse ano de 2016, título esse que foi anunciado em 2009 para Playstation 3 e muito foi falado sobre que ele estaria cancelado, até que no ano passado ele foi apresentado novamente durante a E3 2015 como sendo um exclusivo de ps4.

 

free-shadow-colossus-hd-desktop-wallpaper

Shadow of the collosus …

ico-ico-and-yorda

…Ico, dois títulos ligados espiritualmente com The last guardian.

                                                                                                                                                     

“Acreditamos que o game nunca teria sido cancelado, talvez  eles queriam apenas mudar o foco para chegar a um resultado desejado.”

 

The Last Guardian é um daqueles títulos que nascem para se tornar referência, carregar o nome de uma empresa e continuar um legado, ou seja, o game tem a difícil missão e obrigação de ser superior ao seus antecedentes e, se comparado com títulos recentes da SONY (the last of us, uncharted, Godo of war entre outros) supera-los também. Primeiro por estar a muito tempo em desenvolvimento e também por ser um game mais atual que os títulos de peso da companhia nipônica.

Mas como será esse game na pratica? Bom, eu tirei minhas conclusões através de vídeos e entrevistas passadas com seus desenvolvedores, primeiro é que a busca sempre foi criar uma criatura(TRICO) onde seus movimentos e IA fossem mais parecidos com a de um animal real, que viesse agir verdadeiramente por instinto, e que isso nos convencesse. Também foi dito que o jogo é totalmente baseado na interação entre a grande criatura e o menino, onde os dois teriam um relação de afeto apesar de a criatura ser selvagem e que existiriam outras da mesma espécie por todo o game, essas sempre selvagens. Imagino um game de cenário aberto e totalmente explorável onde o jogador poderia progredir na história como quisesse (eles não querem fugir tanto dessa tendência do mercado atual) acho que o game será totalmente voltado a resolver puzzle cenário por cenário (como em ICO) através da interação entre os personagens, no vídeo abaixo você consegue perceber que a criatura teme a um símbolo/ídolo e que seus olhos ficam vermelhos quanto ela o vê, fazendo com que Trico não progrida até você destruí-las. Teremos inimigo grandes, pequenos e até colossais (devido a tecnologia atual) nosso pequeno não terá força física para enfrentá-los porem acredito que todos devem ser derrotados usando estratégias, outra vezes através da interação entre a criatura e o menino.

f9929638be78c33e54d9600e0861c69e291b0194

Trico parece obedecer as ordens do menino, sempre de forma suave e natural.

 

O que estou mais ansioso é sobre a level design, que de longe parece está sendo trabalhada para ser grandiosa e inteligente, acredito que teremos cenários enormes que podem ser explorados do fundo da água até as mais altas torres ou quem sabe até os Céus (pois tricô Voa)

Sobre a história e a forma que será contada, seguirá o padrão dos títulos anteriores, totalmente interpretativa e com poucas cenas. Game player e história sendo um só.

Sobre gráficos, animação e interação vou deixar que tire suas próprias conclusões no vídeo de game player mostrado na E3 2015 que está logo abaixo.

The Last guardian chega ainda esse ano como sendo um exclusivo de peso para Playstation 4, sua data ainda não foi revelada, mas acreditamos que na próxima E3 saberemos muito mais sobre o game.

Praise the Game!!!

 

Live Gaming